Conecte-se conosco

Últimas

Nova pesquisa eleitoral realizada após decisão de Fachin mostra Bolsonaro 10 pontos à frente de Lula

Published

em

Isac Nóbrega | PR

Um novo levantamento da CNN/Instituto Real Time Big Data sobre as eleições presidenciais de 2022 mostra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na liderança das intenções de voto.

Este é o primeiro levantamento após a decisão do ministro Edson Fachin, que anulou as condenações de Lula na operação Lava Jato. Dessa forma, Lula, até o momento, está apto para concorrer nas eleições presidenciais do ano que vem.

O levantamento indica Bolsonaro com 31% dos votos. São dez pontos percentuais a mais que o segundo colocado, que é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.

Atrás de Bolsonaro e Lula, há um empate técnico no terceiro lugar entre quatro candidatos: Sergio Moro (10%), Ciro Gomes (9%), Luciano Huck (7%) e João Doria (4%).

Os possíveis candidatos João Amoêdo e Marina Silva também empatariam tecnicamente, segundo a pesquisa. Amoedo registou 2% das intenções de voto e Marina Silva somou 1%.

Votos brancos e nulos somam 12%, enquanto 3% disseram que ainda não sabem como irão votar ou não responderam.

No segundo turno, Jair Bolsonaro também derrotaria qualquer um dos seus possíveis adversários, incluindo o ex-presidente Lula.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas de todo o Brasil e o nível de confiança é de 95%.

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Jornalista, professor e comentarista político. Cobre os bastidores de Brasília no Conexão Política.