Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Últimas

Polícia faz operação contra tráfico de drogas na ‘nova Cracolândia’ em SP

Agentes infiltrados identificaram integrantes de organização criminosa.

Rovena Rosa | Agência Brasil

Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), funcionários da prefeitura e policiais civis e militares desencadearam na madrugada desta última quinta-feira (11) uma operação contra o tráfico de drogas na Praça Princesa Isabel, no centro da capital paulista, conhecida como “nova Cracolândia”. A força-tarefa contou com a participação de 200 policiais civis, 300 policiais militares e 150 guardas civis.

A ação faz parte das Operações Caronte e Sufoco e deu cumprimento a mandados de prisão, busca e apreensão que foram expedidos pelo Poder Judiciário após trabalhos de investigação e inteligência.

A operação começou às 4 horas da manhã e deteve 20 pessoas, sendo 5 delas em flagrante. Segundo o delegado seccional da região central da cidade de São Paulo, Roberto Monteiro, os presos eram traficantes.

“O que descobrimos no trabalho de inteligência é que, na verdade, não se tratava de uma venda e consumo por dependência. Na verdade se tratava da existência de vários traficantes, hierarquizados, mantidos em organização criminosa, que faturavam, segundo nossa estimativa, perto de R$ 200 milhões por ano”, disse ele, em entrevista coletiva.

A operação, segundo o delegado, foi planejada por uma força-tarefa que chegou a utilizar policiais infiltrados para identificar os traficantes. Tijolos de maconha e de crack, balanças, facas, documentos roubados, capas de celulares e dois simulacros de armas foram apreendidos durante a ação.

Nova Cracolândia

A “nova Cracolândia” surgiu em março deste ano, quando usuários migraram do entorno da Praça Júlio Prestes – onde permaneceu por cerca de 30 anos, segundo o delegado seccional – para a Praça Princesa Isabel.

Relatos diziam que a mudança de local teria sido uma ordem do crime organizado, mas na época, o então governador de São Paulo, João Doria (PSDB), negou a informação.

Comentários

FALE COMIGO: davy@conexaopolitica.com.br — chefe de redação do Conexão Política e natural do Rio de Janeiro (RJ).

Política

Quadrilátero no centro da capital foi esvaziado, mas viciados e traficantes procuram alternativas.

Judiciário

Ministério Público diz que iniciativa provoca 'danos ao patrimônio histórico' da capital paulista.

Últimas

Um grupo de pessoas fez um arrastão para roubar vários carros na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, nesta terça-feira (8). Imagens...