sexta-feira, 26 de julho de 2024

Próxima pandemia não é questão de ‘se’, mas de ‘quando’ irá acontecer, diz diretor da OMS

Tedros afirma que a comunidade internacional deve se preparar para a próxima crise sanitária.

O Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou a inevitabilidade de futuras pandemias e a necessidade de a comunidade internacional se preparar para enfrentar essa ameaça. Em um vídeo publicado em seu perfil nas redes sociais, Tedros declarou que a próxima pandemia não é uma questão de ‘se’ acontecerá, mas de ‘quando’ ocorrerá.

Na mensagem, ele destaca a importância de evitar repetir erros do passado e diz que os Estados-Membros da OMS estão em negociações para estabelecer um novo “Pandemic Accord” e emendar o Regulamento Sanitário Internacional, com o objetivo de fortalecer o arcabouço jurídico para a resposta global a pandemias.

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp

Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp

PARTICIPE DO CANAL

Tedros instou os membros da União Interparlamentar a apoiarem essas negociações para que sejam concluídas a tempo da Assembleia Mundial da Saúde de 2024, alegando a responsabilidade de garantir um futuro mais seguro para as próximas gerações e evitar o ciclo de pânico e negligência que expôs o mundo à vulnerabilidade.

A 77ª Assembleia Mundial da Saúde, onde representantes de todos os Estados Membros da OMS se reúnem anualmente em Genebra, está programada para ocorrer de 27 de maio a 1 de junho de 2024.

Leia também