Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Coluna

O mundo está inseguro sem Donald Trump

Arquivo | Conexão Política

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não foi apenas o 1º presidente do país em décadas a ter um mandato sem iniciar novas guerras. O republicano foi também o líder americano que ficou conhecido por selar diversos tratados de paz.

Entre as ações de pacificação, destacam-se três: o trato firmado entre Israel e Sudão, além de mediações de acordos históricos com os Emirados Árabes e o Bahrein. À época, autoridades norte-americanas descreveram os pactos como o primeiro do tipo, dando sequência a uma tentativa de aproximação entre Israel e a Jordânia, em 1994.

Desde que Trump deixou a Casa Branca, há pouco mais de um ano e meio, o mundo tem enfrentado episódios de conflitos e guerras por toda parte. O seu sucessor, Joe Biden, tem tomado uma série de medidas que, na prática, seguem na contramão do trajeto conciliador assegurado pelo republicano e, sem qualquer preservação posterior, deixa pelo caminho o legado resguardado aos povos.

As críticas recebidas pela administração Biden se justificam, em partes, pelo histórico da geopolítica estadunidense. No ano passado, o democrata autorizou a retirada das tropas americanas do Afeganistão. Em consequência disso, o mundo presenciou uma ação falha e danosa, que resultou na morte de diversos civis, além de desencadear o avanço do grupo radical islâmico Talibã. A grave crise gerou uma mancha sem precedentes à reputação dos Estados Unidos.

Como se não bastasse, a violência no país está desenfreada. Sob Biden, números relacionados à criminalidade não param de crescer, principalmente em cidades democratas.

Recentemente, um ranking projetado pelo Departamento Federal de Investigação (FBI) apontou que Atlanta está entre as cidade que mais apresentaram crimes violentos entre 2020 e 2021. Atualmente, o reduto é comandado pelo democrata Andre Dickens, e teve 31 crimes violentos para cada 1.000 habitantes.

Com uma taxa de 18 a cada mil pessoas, a cidade de Memphis, que tem como prefeito o democrata Jim Strickland, também aparece na listagem. Já a famosa Filadélfia, palco de acontecimentos históricos, tem como líder um democrata Jim Kenney. Sendo a maior cidade da Pensilvânia, registou 16 crimes violentos a cada mil moradores.

O cenário caótico nos Estados Unidos é cada vez mais preocupante e respinga sobre as nações. Sem sombra de dúvidas, o mundo está inseguro sem Donald Trump no poder.

Comentários

FALE COMIGO: davy@conexaopolitica.com.br — chefe de redação do Conexão Política e natural do Rio de Janeiro (RJ).

Mundo

'Somente líderes fortes podem estabelecer a paz', disse o primeiro-ministro húngaro.

Mundo

Bilionário pretende restaurar a conta do ex-presidente, expulso da plataforma em 2021.

Mundo

Liberdade de expressão será restabelecida no microblog, garante magnata.

Política

Republicano voltou a ser assunto após lançamento da plataforma.

----- CLEVER ADS -----