Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Coluna

Proclamação da República foi golpe?

128 anos de república, militares, fascista e de corruptos.


Para entender o momento da história precisamos voltar ao ano de 1889, deixando bem claro que a monarquia sofreu um golpe de estado, Dom Pedro II foi golpeado por seu marechal de confiança. O golpe militar estava marcado para o dia 20 de novembro de 1889, porém surgiu um boato entre os moradores e os simpatizantes dos republicanos, onde o governo teria ordenado a prisão de dois nomes, Benjamin Constant Botelho de Magalhães e Deodoro da Fonseca. Sendo assim o golpe foi adiantado e no dia 15 de novembro de 1889 a câmara dos deputados anunciou a largada da monarquia e a instauração da república.

Dom pedro II foi expulso do Brasil, juntamente com sua filha Izabel, ambos foram exilados de noite pois Deodoro sabia que eles eram queridos pelo povo e se houvesse uma manifestação a república não passaria. Deodoro fechou o congresso e ofereceu uma fortuna para Dom Pedro como forma de indenização porém ele não aceitou já que o dinheiro era público. 

Pós-golpe, primeiro governo republicano, pós e contras.

O momento que procede ao golpe é marcado por um forte autoritarismo militar por parte do governo, o governo assumiu os ideais do positivismo. O regime da espada é marcado por três governos, o primeiro e o segundo foi do Marechal Deodoro e o terceiro foi o do Marechal Floriano Peixoto que assumiu por ser vice do Marechal Deodoro da Fonseca.

Deodoro fechou o congresso pois queria garantir sua soberania por meio da Lei da Responsabilidade, a Marinha brasileira não apoiou o golpe e começou a Revolta da Armada, por conta da Revolta da Arma Deodoro renuncia e assume seu vice o Marechal Floriano Peixoto.

Mapa politico do Brasil em 1889

 

Momentos especiais da primeiro república.

  • Abolição da Monarquia
  • Anulação da Constituição de 1824
  • Convocação da Assembleia Constituinte
  • Divisão da República em três poderes
  • Liberdade de pensamento e de associação
  • Manutenção da propriedade particular
  • Sistema de voto aberto
Comentários

Jornal digital comprometido com a cobertura e a análise das principais pautas sobre política nacional e internacional | FALE CONOSCO: contato@conexaopolitica.com.br

Governo

Ingresso no chamado 'clube dos ricos' é caminho natural, avalia o vice-presidente.

Mundo

Bulgária, Croácia, Peru e Romênia também avançaram na adesão à entidade.

Política

Iniciativa tem por objetivo facilitar o comércio e investimento