Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Governo

Bolsonaro deve solicitar elaboração de projeto com mesmo teor de MP do Marco Civil

MP dificultava que redes sociais retirassem postagens do ar.

Bolsonaro
Isac Nóbrega | PR

O presidente Jair Bolsonaro não cogita desistir da Medida Provisória (MP) que visa dificultar a remoção de conteúdos da internet.

Apresentado como garantia de maior liberdade de expressão nas redes, o projeto tem sido alvo de ataques dos veteranos veículos de comunicação do país, além de algumas autoridades políticas.

Na prática, a medida iria impossibilitar que empresas de tecnologia removessem publicações de forma arbitrária. Ao longo dos últimos anos, conforme vem evidenciando o Conexão Política, diversos ativistas, jornalistas e portais de notícias conservadores foram alvos de ações seletivas na internet, tendo suas respectivas contas canceladas.

PGR

Nesta semana, o procurador-geral da República, Augusto Aras, encaminhou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que pede a suspensão da medida provisória (MP) 1.068/2021, que trata sobre liberdade de imprensa na internet. O chefe do Ministério Público Federal (MPF) pediu que a medida fosse derrubada até que haja julgamento do mérito no plenário da Suprema Corte.

Ainda no texto, a PGR também ressaltou que existe necessidade de o tema ser amplamente discutido pelos parlamentares do Congresso Nacional.

Encaminhada pelo governo no dia 6 de setembro, a MP não teve sucesso e foi devolvida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e, além de ser suspensa pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal.

Continuidade

Agora, segundo o jornalista Caio Junqueira, da CNN Brasil, Bolsonaro solicitou a ministros e assessores que elaborem um projeto de lei com o mesmo teor da Medida Provisória 1068.

A expectativa é que, na sequência, o novo texto seja enviado ao Congresso Nacional.

O Conexão Política entrou em contato com o Palácio do Planalto. No entanto, até o fechamento desta matéria, não havia sido feito nenhum pronunciamento. O espaço segue aberto para inserção de manifestação oficial.

Comentários

FALE COMIGO: raul@conexaopolitica.com.br — diretor de redação do Conexão Política e natural de Recife (PE).

Política

Declaração ocorreu neste domingo, 24, em Brasília.

Política

Maia diz que 'orgia fiscal' do atual governo torna presidente vulnerável.

Política

Governo tem demonstrado preocupação com o aumento da pobreza no país.

Governo

Presidente informou que o veto ocorreu após pareceres de ministérios.