Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Governo

“Dinheiro não tem carimbo”, diz Tarcísio sobre investimentos da China

Ministro procurou minimizar origem dos investimentos internacionais. Segundo ele, capital chinês já se faz presente no Brasil há muito tempo.

Alberto Ruy | MInfra

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou nesta última quarta-feira (18), ao ser questionado sobre investimentos chineses no Brasil, que “dinheiro não tem carimbo”.

A declaração foi proferida durante um seminário virtual promovido pelo portal Poder360 e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Todo capital é bem vindo. O que a gente tem que preparar é um sistema regulatório que dê conta das suas responsabilidades. E [o capital chinês] já está presente aqui”, declarou.

Freitas mencionou a chinesa State Grid, controladora da CPFL Energia, que há anos opera no setor de geração e transmissão de energia elétrica.

O ministro disse que, quando o poder público realiza um leilão, não há como se ter ideia do braço de capital que está por trás do operador e que, portanto, vai viabilizar o negócio.

“Falaram, no leilão da Ferrovia Norte-Sul, ‘Puxa. Não tem capital estrangeiro presente’. Eu falei ‘quem disse?’. Você tinha a Rumo, que tem uma série de fundos de investimentos em capital. E, do outro lado, a VLI, que tem capital da Brookfield, do Canadá, e da Mitsui Rail Capital, do Japão. Quem disse que não tem capital estrangeiro?”.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Mundo

Casa Branca incluiu 12 empresas do país asiático em lista negra comercial.

Economia

Ritmo de recuperação é menos intenso que o previsto inicialmente.

Mundo

País comunista se opõe 'firmemente' e afirma que Biden comete 'erro' ao acenar para a ilha.

Mundo

Situação de tenista que denunciou agressão sexual preocupa comunidade internacional.