Siga-nos nas redes sociais

Digite o que você procura:

Governo

Em vitória para Guedes, FMI confirma que fechará escritório no Brasil

Ministro da Economia disse que técnicos do órgão terão de fazer ‘previsão em outro lugar’.

Edu Andre | Min. da Economia

Em 30 de junho de 2022, o Fundo Monetário Internacional (FMI) vai fechar o escritório no Brasil, sediado em Brasília (DF), data em que vence o prazo da atual representação no país.

O anúncio confirma o que foi dito pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta última quarta-feira (15), durante um evento em São Paulo (SP).

Em um encontro da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Guedes afirmou que o governo brasileiro estava “dispensando” o FMI e que os economistas do órgão erraram as projeções de 2020.

“Eles [do FMI] já vieram aqui, vieram há muito tempo aqui no Brasil porque tinham sempre o que fazer. […] Vieram aqui para prever uma queda [do PIB] de 9,7% e que a Inglaterra iria cair 4%. Nós caímos 4%, e a Inglaterra caiu 9,7%. Estou achando melhor eles fazerem previsão em outro lugar”, declarou.

“Eu tinha assinado isso [saída do FMI] antes da crítica. Junho do ano que vem fecha [a missão no Brasil]. Já há muitos anos que não precisavam estar aqui. Ficaram [no país] porque gostam de feijoada, futebol, conversa boa, e de vez em quando criticar um pouco e fazer previsão errada”, acrescentou.

Nesta quinta-feira (16), em nota encaminhada ao jornal O Estado de S. Paulo, o FMI confirmou que deixará o país, mas disse esperar que o envolvimento entre o corpo técnico do Fundo com as autoridades do Brasil continue.

Comentários

FALE COMIGO: marcos@conexaopolitica.com.br — editor-chefe do Conexão Política e natural de Campo Grande (MS).

Governo

Ministro da Economia quer a reforma tributária avançando no Senado.

Economia

Declaração foi proferida em debate na TV com autoridades econômicas de diversos países.

Governo

Para o ministro, país está mais preparado que outras nações.

Últimas

Ministro agradeceu ao Senado por aprovação de projeto de lei