Em meio a sanções e guerra, PIB da Rússia surpreende e cai “só” 2,1%

O Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia apresentou queda de 2,1% no ano passado, conforme informações divulgadas nesta última terça-feira (21) por um órgão oficial do país.

O regime de Vladimir Putin vive um contexto de guerra após a invasão ao território da Ucrânia em fevereiro de 2022. Apesar disso, a contração foi bem menor do que a esperada pelo mercado internacional.

“A queda do PIB foi afetada pela redução do índice de volume físico de valor adicionado nos seguintes setores: comércio no atacado e varejo; abastecimento de água, escoamento de água, organização da recolha e eliminação de resíduos; atividades de eliminação da poluição; indústrias manufatureiras; transporte e armazenamento”, declarou, em nota, o instituto oficial de estatísticas, Rosstat.

Em 2021, o PIB da Rússia teve alta de 4,7%, número que representou a mais acelerada expansão econômica desde 2011, segundo dados da empresa independente de pesquisa econômica Capital Economics.


📲 Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.

Leia também