DECIDIU IGNORAR

Hugo Motta cancela reuniões de comissões e frustra estratégia da oposição no recesso

Presidente da Câmara veta atividades entre 22 de julho e 1º de agosto; medida atinge subcomissões da direita criadas para articular ações contra o STF.

Hugo Motta cancela reuniões de comissões e frustra estratégia da oposição no recesso

Hugo Motta cancela reuniões de comissões e frustra estratégia da oposição no recesso

Presidente da Câmara veta atividades entre 22 de julho e 1º de agosto; medida atinge subcomissões bolsonaristas criadas para articular ações contra STF.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou nesta terça-feira (22) um ato oficial suspendendo todas as reuniões de comissões da Casa no período de 22 de julho a 1º de agosto de 2025.

A medida, de caráter administrativo, tem efeito direto sobre a estratégia da oposição, que havia convocado reuniões de subcomissões para atuar durante o recesso parlamentar. As estruturas foram anunciadas pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), com o objetivo de alinhar discurso, articular apoio político e organizar manifestações contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).

No ato publicado, Hugo Motta afirma que a decisão segue as “atribuições regimentais” da Presidência e que o impedimento passa a valer imediatamente. Na prática, a resolução anula a convocação feita por deputados da oposição para encontros nos próximos dias.

Entre os atingidos estão os grupos liderados pelos deputados Gustavo Gayer (PL-GO), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Zé Trovão (PL-SC) e Rodolfo Nogueira (PL-MS). As comissões haviam sido anunciadas como forma de manter mobilização política no recesso e pressionar o Senado a analisar os pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, além de retomar debates sobre anistia e foro privilegiado.

A investida de Hugo Motta se dá em meio à tensão institucional entre o Legislativo, o Judiciário e a oposição, após a imposição de medidas cautelares contra Jair Bolsonaro e sanções diplomáticas aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil.