Legislativo

Mãe de Ciro Nogueira assume mandato no Senado caso ele vire ministro

Eliane Nogueira é a 1ª suplente da chapa do senador piauiense.

A cadeira que o líder do centrão Ciro Nogueira (PP-PI) deixará no Senado Federal caso ele assuma a Casa Civil, provavelmente na próxima semana, será ocupada por sua mãe, Eliane Nogueira (PP-PI). Ela é a primeira suplente na chapa que foi eleita em 2018.

Mesmo sendo empossada, Eliane não deve assumir de forma automática a vaga titular na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que o filho integra. O primeiro suplente do bloco MDB, PP e Republicanos no colegiado, Jader Barbalho (MDB-PA), deverá nomear um novo senador para a comissão.

Cada chapa ao Senado é composta por 3 nomes: o titular, o primeiro suplente e o segundo suplente. Essa composição eleitoral com familiares não é incomum e a lei brasileira não proíbe.