O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (11) que a Casa “está de prontidão” para receber a proposta do governo federal destinada a minimizar os efeitos do tarifaço.
Em entrevista ao programa Ponto de Vista, da VEJA, Motta informou que tratou diretamente do tema com o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Na última sexta-feira (8), a Mesa Diretora da Câmara, presidida por Motta, pediu a suspensão de 14 deputados da base bolsonarista que ocuparam o plenário na semana anterior.
Segundo ele, a ação foi um “movimento sem precedentes” e poderá resultar na perda de salário e emendas parlamentares durante todo o período da suspensão.
Enquanto isso, no campo econômico, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tinha agendado para esta quarta-feira (13) uma reunião com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos para tratar do tarifaço, mas o compromisso foi cancelado pelo representante americano.
Também nesta segunda-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi homenageado pelo Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP). Durante a cerimônia, alegou que, apesar dos “erros e acertos” do Judiciário, a independência assegurada pela Constituição tem fortalecido a atuação do Poder.