RUMO A WASHINGTON

Senadores brasileiros marcam viagem ao Capitólio para negociar tarifas com EUA

Comitiva do Senado chega à capital americana no dia 29 de julho, durante o recesso parlamentar.

Foto: Marjorie/Flickr
Foto: Marjorie/Flickr

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado definiu uma data para o envio de uma delegação de parlamentares aos Estados Unidos. O objetivo da missão é abrir um canal de negociação com membros do Congresso americano, buscando a revisão da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, medida adotada pela gestão de Donald Trump.

O tema foi pauta de uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (16), que contou com a participação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), do presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), além de outros congressistas.

Mesmo com o recesso legislativo, os senadores devem embarcar para Washington, capital dos EUA, no dia 29 de julho. A agenda inclui compromissos até o dia 31, com reuniões entre parlamentares dos dois países e encontros com representantes do setor empresarial local.

A expectativa é de que a aproximação entre os Legislativos de Brasil e Estados Unidos possa proporcionar avanços, superando as tratativas que até o momento têm ocorrido exclusivamente entre as presidências das duas nações.

A missão parlamentar já foi autorizada em plenário e também tem como meta fortalecer um grupo interparlamentar voltado à cooperação entre os países, com foco na diplomacia comercial, na preservação de empregos e na estabilidade das relações de comércio exterior.