Horas depois de ter sido oficialmente incluído na lista de sanções do governo dos Estados Unidos com base na Lei Global Magnitsky, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi flagrado assistindo a uma partida de futebol na Neo Química Arena, em São Paulo, válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
A imagem foi captada por um fotógrafo do jornal O Estado de S. Paulo e publicada em reportagem nesta quarta-feira (30). O flagrante mostra Moraes na arquibancada do estádio, sem qualquer sinal de escolta ou preocupação diante da repercussão internacional.
Mais cedo, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou sanções contra o ministro, acusando-o de envolvimento em graves violações de direitos humanos e abuso de autoridade. A aplicação da Lei Magnitsky, usada contra autoridades estrangeiras, bloqueia os bens e ativos do sancionado em território americano, impede transações com instituições financeiras dos EUA e proíbe sua entrada no país.
Na semana passada, o presidente Donald Trump já havia determinado a revogação dos vistos de Moraes, de outros sete ministros do STF e do procurador-geral da República, Paulo Gonet. A nova medida amplia as restrições, afetando também o acesso do magistrado a contas bancárias e investimentos ligados a instituições norte-americanas.