Política

Bolsonaro tem 13 vezes mais inscritos no Telegram do que outros pré-candidatos somados

Após período de suspensão, plataforma segue em funcionamento no país.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já ultrapassou a marca 1.300.000 inscritos no Telegram. O total de seguidores de todos os outros pré-candidatos à Presidência da República representa cerca de 8,3% (cerca de 89 mil) do número de Bolsonaro.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52 mil inscritos; Ciro Gomes, do PDT, tem 19,8 mil; e Sergio Moro (Podemos) tem 6 mil inscritos; o deputado federal André Janones (Avante-MG) tem 5.940. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e a senadora Simone Tebet (MDB-MS), ainda não possuem canal oficial no aplicativo.

Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, havia determinado que o mensageiro fosse bloqueado no Brasil. A decisão do magistrado ocorreu após uma série de tentativas de contato do Judiciário brasileiro com a plataforma russa.

No entanto, após a empresa ter atendido todas as solicitações pleiteadas, Moraes revogou a medida, fazendo com que o app fosse restabelecido no país. Desde então, o presidente da República já ganhou mais de 200 mil seguidores, levando em consideração o período de suspensão.