TARIFAÇO DE 50%

Caiado critica Lula, diz que governo afronta EUA e sugere diálogo com Trump sem o petista

Governador goiano compara o presidente brasileiro ao ditador Hugo Chávez e defende comissão para dialogar com a gestão de Donald Trump.

Foto: José Cruz/ABr
Foto: José Cruz/ABr

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou publicamente a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Caiado comparou Lula ao ex-presidente venezuelano Hugo Chávez e afirmou que o chefe do Executivo brasileiro estaria “afrontando gratuitamente o governo americano”.

A reação do governador veio após Lula se manifestar oficialmente sobre a medida adotada por Donald Trump. O presidente brasileiro declarou que “a soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo” e prometeu responder ao aumento tarifário com base na Lei da Reciprocidade Econômica. Nesta terça-feira (15) houve sinalização de recuo, mas com a condição de que Trump não aplique a taxação prometida.

Para Caiado, a retórica do presidente é equivocada e resulta de uma escalada desnecessária na relação com os Estados Unidos. Segundo ele, “com as medidas tomadas pelo governo americano, Lula e sua entourage tentam vender a tese da invasão da soberania do Brasil. Mas Lula não representa o sentimento patriótico do nosso povo, e muito menos tem credenciais para defender a soberania brasileira”.

O governador defende que o Congresso Nacional atue de forma independente do Executivo para estabelecer um novo canal de comunicação com o governo americano. Ele propôs a criação de uma comissão composta por parlamentares da Câmara e do Senado para dialogar diretamente com a Casa Branca, sem a participação do presidente Lula.

“O que nos cabe fazer diante da gravidade do momento seria a criação de uma Comissão de Parlamentares, da Câmara e do Senado, com a missão de abrir diálogo com o governo americano. E esclarecer ao povo dos Estados Unidos que não confundam declarações do Lula com o pensamento do povo brasileiro”, afirmou Caiado.

Ainda em tom de crítica a Lula, o governador comparou a postura do governo petista à de regimes bolivarianos. “Lá, ao sofrer represálias como as aplicadas agora ao governo brasileiro, Chávez ressuscitou Bolívar e conclamou o enfrentamento aos americanos em nome da soberania e veja o que aconteceu àquele país”, declarou.

A tarifa de 50% anunciada por Donald Trump entra em vigor em 1º de agosto e foi comunicada por meio de carta enviada ao Palácio do Planalto. Na mensagem, o presidente americano justificou a medida com base no que chamou de “tratamento vergonhoso” dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo sistema de justiça brasileiro, além de perseguições políticas no Brasil contra grupos da direita.