Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Então, está a pensar comprar Bitcoin no Brasil e não tem a certeza se é uma boa ideia? Não está sozinho. Quer seja um curioso sobre as criptomoedas ou esteja pronto para fazer o seu primeiro investimento, o Bitcoin é uma opção fascinante que tem conquistado a atenção de muitas pessoas. Muitas é pouco, milhões. 

Mas a grande questão é: por onde começar? E como acompanhar o preço do Bitcoin depois de comprar? Bem, felizmente, se quer descobrir como comprar bitcoin veio ao sítio certo. Este guia explica tudo passo a passo, de uma forma fácil de compreender. O objetivo é tornar tudo acessível e simples para si. É possível comprar Bitcoin no Brasil? Desde que seja regulamentado, não só é legal, como é possível e simples.

Será inteligente investir em Bitcoin?

Bem, esta é uma pergunta que paira no ar desde 2009, ano em que foi criada. Ela é uma moeda descentralizada, ou seja, funciona sem a ajuda de bancos ou governos controlada por uma coisa chamada blockchain que regista que tudo lá se passa. No entanto, tem um limite de 21 milhões de unidades, pelo que, se tiver interesse em fazê-lo, apresse-se porque é um produto escasso que tem uma data de validade. 

Por isso mesmo, há poucas dúvidas que é o ativo digital mais importante do momento. Para ter uma ideia, no dia 28 de outubro, um BTC vale cerca de 111 mil dólares, o equivalente a 593 mil reais brasileiros. Para ter uma ideia da sua valorização ao longo do tempo, neste mesmo mês, mas em 2024, o valor era de 358 mil reais brasileiros, mostrando claramente que foi um ativo que cresceu e, segundo muitos especialistas, continuará a crescer. Portanto, se quiser aventurar-se neste mundo, nós explicamos como fazê-lo. 

Como comprar bitcoin: passo a passo

São vários os passos que deve ter em consideração, mas todos eles muito simples. 

1. Escolher uma exchange: este nome que pode parecer complicado é simplesmente uma plataforma onde se compra e vender. Aqui, importa escolher uma empresa que tenha uma boa reputação e a Binance é uma das mais utilizadas por isso mesmo, pela segurança e fiabilidade. 

2. Criar conta e verificar que é você: se a exchange lhe existir uma selfie, é bom sinal. É sinal que é uma exchange fiável e leva o KYC (Know your Customer) muito a sério. Aqui terá de dar o seu nome, email e respetivos dados pessoais. Tudo isto é exigido por lei.

3. Depositar dinheiro: chegou a parte mais aborrecida. Aqui terá de fazer um depósito e pode fazer via transferência bancária ou PIX. Existem várias e certamente vai encontrar o método que lhe é mais conveniente.

4. Comprar Bitcoin: a hora mais aguardada chegou. Na plataforma procure pelo par “BTC/BRL” e digite o valor que quer comprar. Comece por baixo, e não invista dinheiro que lhe poderá fazer falta. 

5. Acompanhar o valor: se escolheu a Binance, não precisa de uma app externa para acompanhar o valor. Pode fazê-lo diretamente na sua conta de cliente. Isto permitir-lhe-á perceber se a moeda está a subir, ou não. 

Dicas extra para novos investidores

Se está a começar, vamos repetir o que dissemos no parágrafo anterior: comece com montantes pequenos. Isto porque é super recomendável que não investa demasiado dinheiro, sobretudo se não tem uma exata noção daquilo que está a fazer. Juntamente a esta dica, temos outra: estude muito. Quanto mais ler sobre o assunto, melhor. A Binance Research, por exemplo, tem imensos artigos atualizados que o podem ajudar a manter-se a par de tudo o que está a acontecer. 

Quando lá for, uma das coisas que vai ler é que não deve tomar decisões por impulso. Deve ponderar bem o seu investimento porque mexer com dinheiro requer sempre cuidado, apesar de ser um investimento que, a longo prazo, certamente se tornará bastante lucrativo. Por último, não concentre todo o investimento em Bitcoin. Aproveite para explorar outras moedas e diversificar o seu portfólio. 

Adoção do Bitcoin no Brasil e no mundo

O uso do Bitcoin continua a crescer sem parar. Só no Brasil, num ano, entre junho de 2024 e 2025, movimentaram-se cerca de US$ 318,8 mil milhões em criptoativos. Sabia, por exemplo, que já é o país da América Latina com o maior número de transações e está no top 10 do mundo? No entanto, não se esqueça dos conselhos que demos anteriormente. Os ganhos podem não ser imediatos e é necessário que saiba o que está a fazer.

Comprar Bitcoin em 2025 é mais fácil do que nunca, mas também requer informação, paciência e prudência. O mercado das criptomoedas já não é uma moda passageira; é uma realidade financeira que veio para ficar e que está a transformar a forma como pensamos sobre investimento e dinheiro. 

O Brasil, com o seu crescimento acelerado neste setor e o elevado volume de transações, mostra que a adoção está em pleno andamento. Se decidir investir, lembre-se: comece devagar, informe-se bem e privilegie a segurança. O Bitcoin pode ser uma excelente oportunidade a longo prazo, mas é essencial manter uma estratégia sólida e evitar decisões por impulso.