Foto: ABr
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Entre janeiro e setembro deste ano, a Americanas encerrou as operações de 112 lojas em todo o Brasil. Do total, 51 eram unidades convencionais e 61 do modelo express. O recuo é uma retração de 6,4% na área total de vendas. Segundo a companhia, o fechamento dessas lojas ocorreu por não atenderem aos critérios mínimos de viabilidade econômica.

Somente no terceiro trimestre, foram fechadas 55 unidades, sendo 33 no formato tradicional e 22 express. A empresa justificou os cortes como parte de uma estratégia de readequação do portfólio, voltada para o aumento da eficiência operacional. Também está sendo adotada uma política de redimensionamento de espaços com baixa ocupação, visando manter as vendas e reduzir os custos de operação.

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Queda nos resultados financeiros

Entre julho e setembro, o lucro líquido da Americanas despencou 96,4% em relação ao mesmo período de 2024, alcançando R$ 367 milhões. O volume bruto de mercadorias (GMV) vendido no canal digital foi de R$ 167 milhões, o que representa uma queda de 74,6% na comparação anual.

Em contrapartida, o GMV das lojas físicas se manteve estável, somando R$ 3,4 bilhões. No consolidado, considerando os canais físico e digital, o volume bruto de vendas caiu 11,6%, fechando o trimestre em R$ 3,7 bilhões. A empresa atribui a retração principalmente à decisão estratégica de reduzir o peso do marketplace e focar em uma operação digital integrada ao modelo de loja, priorizando a omnicanalidade.

Nova estratégia comercial

A Americanas considera que o terceiro trimestre marca o fim de seu ciclo de reestruturação e o início de uma nova fase operacional, voltada ao fortalecimento da atividade varejista. A empresa afirma ter ampliado acordos com fornecedores, aprimorado seu programa de fidelidade “Cliente A” e acelerado a oferta de serviços financeiros.

A proposta atual da companhia prioriza o atendimento rápido ao consumidor e a experiência de compra combinada entre os ambientes online e físico. A aposta está na integração entre canais, permitindo ao cliente realizar a compra pelo digital e retirar o produto na loja em poucas horas, reforçando o conceito de conveniência e capilaridade.

A Americanas afirma manter uma base de aproximadamente 45 milhões de clientes ativos.