
Um dos canais de Veneza amanheceu tingido de verde depois de uma intervenção realizada pela ativista Greta Thunberg durante passagem pela Itália.
A investida, que marca o ‘Novembro verde’, que é uma agenda global adotada pela extrema-esquerda, utilizou corante supostamente ainda desconhecido, e foi registrada por moradores e turistas. O uso do corante verde foi descrito pelos ativistas como um ato de alerta para o que chamam de “emergência climática permanente”.
A prefeitura de Veneza informou que equipes técnicas foram acionadas para avaliar a substância e verificar eventuais efeitos na qualidade da água e na fauna aquática. Até o momento, não há registro de danos.
O ataque, ainda ainda, foi rechaçado por minar áreas tombadas, sobretudo cidades que receberem demanda alta do turismo e da preservação histórica.
Greta não se pronunciou oficialmente sobre a investida, mas integrantes do movimento afirmam que novas ações devem ocorrer durante as próximas semanas na Itália e em outros países da União Europeia.