As imagens do presidente Donald Trump consolando Erika Kirk durante o velório de Charlie Kirk, neste domingo (21), rodam nos jornais de todo o mundo. O gesto, registrado em um estádio da NFL no Arizona, está sendo reportado como retrato fiel da comoção que marca a despedida do ativista norte-americano.
Trump chamou a viúva ao palco e a abraçou sob aplausos de milhares de pessoas que lotavam a arena. O ato, seguido por um gesto do presidente apontando para o céu em referência a Charlie, tornou-se uma das fotografias mais compartilhadas da cerimônia e foi descrita pela imprensa internacional como “um dia para não esquecer”.
Veículos de comunicação na Europa, América Latina e Ásia listam as imagens em suas capas digitais e impressas, pontuando a mistura de emoção pessoal e simbolismo político que se deu diante da presença do presidente no evento.
O velório, que já é considerado uma das maiores despedidas públicas da história dos Estados Unidos, reúne autoridades, familiares, lideranças religiosas e centenas de milhares de apoiadores. Até o início da tarde deste domingo, estimava-se que mais de 300 mil pessoas estavam presentes no local, entre a parte interna do estádio e os arredores da arena.