Brasília (DF), 20/10/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos  e o convidou para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos irá substituir o ministro Márcio Macêdo na função. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Brasília (DF), 20/10/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos e o convidou para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Boulos irá substituir o ministro Márcio Macêdo na função. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) para o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele substituirá Márcio Macêdo na função. A nomeação será oficializada no Diário Oficial da União na terça-feira (21).

A mudança foi confirmada após reunião no Palácio do Planalto com a presença da ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Segundo nota do governo, a troca faz parte da reorganização interna da Presidência com foco no ciclo eleitoral de 2026.

O novo ministro terá alegou que vai fortalecer o vínculo institucional com movimentos sociais e ampliar a presença do governo em ações públicas. “Minha principal missão será ajudar a colocar o governo na rua, levando as realizações e ouvindo as demandas populares em todos os estados do Brasil”, declarou Boulos nas redes sociais.

A nomeação de Boulos, que lidera o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e concorreu à Prefeitura de São Paulo com apoio de Lula, é mais uma tentativa do governo de recuperar apoio de setores organizados da esquerda. Internamente, a medida também é vista como manobra para neutralizar críticas de correntes ideológicas próximas ao Palácio do Planalto.

“Minha grande escola de vida e de luta foi o movimento social brasileiro e levarei esse aprendizado agora ao Planalto. Presidente, sua confiança será honrada com muito trabalho!”, escreveu o deputado.

Durante a cerimônia de lançamento do programa Reforma Casa Brasil, realizada no mesmo dia, Boulos já ocupava lugar de honra entre os presentes. A Secretaria-Geral da Presidência é o órgão responsável pela interlocução com movimentos sociais, segmentos organizados da sociedade civil e setores populares. O gabinete da pasta funciona dentro do próprio Palácio do Planalto.