Na manhã desta terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou uma transmissão ao vivo em todas as suas redes sociais, em uma estratégia de comunicação inspirada na forma adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O objetivo é readaptar o formato das transmissões online, buscando uma maior interação com o público.
Ainda não há confirmação sobre a frequência e o formato do programa, que provavelmente se chamará “Conversa com o presidente”.
Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp
Receba notícias do Conexão Política em tempo real no seu WhatsApp
PARTICIPE DO CANALSem adesão expressiva
Os números iniciais do vídeo do pronunciamento de Lula no YouTube foram relativamente baixos, com pouco mais de 20 mil visualizações após a transmissão ser disponibilizada na plataforma. No Facebook, com 1h de publicação, o post da live registrava apenas 5 mil curtidas.
Em comparação, Bolsonaro costumava atrair um público expressivo em todas as plataformas, com médias superiores a 200 mil espectadores por semana em suas lives semanais às quintas-feiras.
O ex-mandatário alcançava, em momentos diversos, números que ultrapassavam meio milhão de espectadores em tempo real, e em algumas ocasiões até mesmo 1 milhão. Já Lula, no entanto, não chegou perto desse feito em sua estreia.