O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem sido o nome ao Palácio do Planalto que vem crescendo expressivamente nas pesquisas eleitorais.
Em levantamentos projetados no final de 2021 e no início deste ano, o chefe do Executivo aparecia bem distante do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nos últimos meses, no entanto, as sondagens dos principais institutos apontam uma disparada do mandatário.
Conforme o novo levantamento da Modalmais/Futura Inteligência, divulgada nesta quinta-feira, 28, Lula lidera com 41% das intenções de voto; Bolsonaro, com 35,3%.
O terceiro lugar é de Ciro Gomes, do PDT (6,8%), seguido de João Doria, do PSDB (2,7%), André Janones, do Avante (1,9%) e Simone Tebet, do MDB (0,9%). Os pré-candidatos Vera Lucia, do PSTU, Luciano Bivar, do União Brasil, Leonardo Péricles, da UP e Felipe D’Ávila, do Novo, aparecem com 0,2%, Sofia Manzano, do PCB (0,1%) e Eymael, da DC (0,0%) acrescentam a lista. O ex-juiz Sérgio Moro não foi inserido no levantamento.
Ouvindo 2 mil entrevistados, a pesquisa foi realizada pela Futura para o Banco Modal S/A, entre os dias 20, 21, 22, 23, 24 e 25 de abril de 2022, por entrevista telefônica assistida por computador. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08858/2022.