
A maioria dos moradores do Rio de Janeiro reprova o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo levantamento do instituto Gerp divulgado pela revista Exame. De acordo com a pesquisa, 60% da população desaprova a gestão petista, enquanto 34% aprova. Outros 6% não souberam ou não quiseram opinar.
Esta é a primeira sondagem do instituto Gerp sobre a popularidade de Lula no estado fluminense. A rejeição ao presidente se mantém superior à aprovação em todos os recortes analisados.
As maiores taxas de desaprovação foram observadas nas regiões das Baixadas Litorâneas e do Centro Fluminense, onde o índice ultrapassa os 70%. A menor rejeição ocorre entre moradores da região metropolitana, mulheres, pessoas com mais de 60 anos e indivíduos com renda de até um salário mínimo.
Apesar de movimentos recentes do governo federal em resposta às tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula continua enfrentando dificuldades para avançar nos índices de popularidade no Sul e Sudeste, regiões com forte presença bolsonarista.
A mesma pesquisa mostrou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), também tem avaliação negativa. Ele é reprovado por 57% dos entrevistados e aprovado por 32%.
O levantamento ouviu 1.110 pessoas entre os dias 16 e 21 de julho de 2025. A margem de erro é de 3,02 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.