Política

“País que não tem ciência e tecnologia está condenado a ser escravo de quem as tem”, diz Bolsonaro

Depois de apresentação sobre o 'material do futuro', o grafeno, presidente destacou o compromisso do governo com a área da pesquisa.

O presidente Jair Bolsonaro assistiu nesta quarta-feira (27), em São Paulo, apresentação feita pelo Centro Universitário Mackenzie de Pesquisas Avançadas em Grafeno e Nanomateriais (MackGraphe) sobre o grafeno, considerado por muitos pesquisadores, como material do futuro.

Para o presidente, o grafeno se trata de um material que pode trazer muito desenvolvimento para o Brasil.

“Quando se falou aqui em janela de oportunidade, isso não é janela não, isso é uma porta enorme de oportunidade. Nós não podemos ficar afastados disso”, disse.

A palestra mostrou que o grafeno é uma forma super-resistente do carbono, cerca de duzentas vezes mais forte do que o aço, extremamente leve e que pode ser usada em diversos setores, como defesa, saúde e estruturas civis.

Bolsonaro contou que já esteve em Miracatu, no Vale do Ribeira, para conhecer as montanhas de grafite e destacou a importância da pesquisa do material.

“Nós temos a segunda maior reserva de grafite do mundo, e precisamos de tecnologia para tirar o grafeno e usá-lo”, afirmou.

Ele disse que o governo está de braços abertos para colaborar com os pesquisadores “para nós realmente termos aqui a vanguarda do grafeno no mundo”.