Política

Indicado por PL elogia 'mudança de tom' de Moraes em negociações no TSE

Carlos Rocha, do Instituto Voto Legal, diz ver com bons olhos abertura de ministro para discutir sistema.

Presidente do instituto contratado pelo Partido Liberal (PL) para auditar o sistema de urnas eletrônicas, o engenheiro Carlos Rocha, elogiou a disposição do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, em discutir possíveis mudanças.

Conforme noticiado por este jornal digital, o magistrado teve uma reunião com o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, e fez um aceno ao admitir a possibilidade de usar a biometria de eleitores reais em parte das urnas que serão submetidas a um teste de integridade.

O gesto foi entendido como uma mudança de atitude em relação ao último ex-presidente do TSE, ministro Edson Fachin, que era considerado mais refratário a esse tipo de proposta.

“O ministro Alexandre fez um gesto positivo. Já mudou o tom. Esse é um fato novo importante, porque dá ao eleitor a possibilidade de participar de maneira mais ativa do processo eleitoral”, declarou Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL).

Com diversos integrantes egressos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o IVL defende a criação de um certificado digital de comprovação do voto a fim de melhorar a segurança das eleições.

A entidade foi contratada pelo PL para auditar o sistema de votação. Representantes do instituto vêm tendo reuniões com técnicos do TSE. “Temos uma perspectiva de apaziguamento dos ânimos, trazer a discussão para o campo de onde podemos melhorar”, acrescentou Rocha.