Economia

Brasília é única cidade brasileira em ranking de turismo do 'New York Times'

Brasília conquistou um lugar de destaque no ranking do jornal americano The New York Times, que aponta os 52 melhores destinos turísticos para explorar em 2024. A capital federal foi o único local do Brasil a ser citado no levantamento, sendo classificada em 32º lugar. O veículo americano afirma que, apesar de ser ofuscada por destinos mais famosos no Brasil, como o Rio de Janeiro e a Bahia, “BSB” atrai a atenção pelo seu “design arquitetônico, destacando-se por edifícios futuristas e modernistas”.

O artigo do NYT também cita o “processo de reconstrução” de Brasília após os eventos de 8 de janeiro de 2023, quando ocorreram invasões aos prédios dos Três Poderes. A remoção de barreiras que anteriormente bloqueavam o Palácio do Planalto é mencionada como uma iniciativa que proporciona “maior acesso aos seus espelhos d’água e arcos”. Essas barreiras foram retiradas em maio do ano passado.

O texto ressalta a arquitetura futurista do Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente do Brasil, como outro ponto de destaque em Brasília. O New York Times enfatiza a acessibilidade da cidade, proporcionando aos visitantes a oportunidade de apreciar as obras dos renomados arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, descrevendo-a como “uma cidade aberta e integrada”.

No ranking global desta edição, a região entre as praias de Mazatlán, no México, e as enseadas escarpadas de Maberly, Newfoundland, na América do Norte, conquistou a primeira posição. No ranking de 2023, ano passado, o Brasil estava representado pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e Manaus, classificados em 11º e 41º lugares, respectivamente.