Economia

Distribuidoras de energia terão de aceitar pagamento por Pix, decide Aneel

Agência Nacional de Energia Elétrica deu prazo de 120 dias para que distribuidoras se adaptem.

Nos próximos quatro meses, os consumidores de energia de todo o país poderão quitar a conta de luz via Pix.

Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) obrigou as distribuidoras a oferecerem o sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC) como opção de pagamento.

As companhias terão 120 dias a partir da publicação da medida no Diário Oficial da União (DOU) para cumprir a decisão.

Segundo a Aneel, diversas empresas já permitem o pagamento das faturas por Pix, mas outras não apenas deixavam de oferecer a modalidade como nem sequer tinham previsão para implementar o serviço.

A Aneel esclarece que as demais formas de pagamento, como faturas com código de barras, convênios com bancos e débito automático em conta continuam válidas, de modo que o Pix apenas se somará como mais uma escolha para o consumidor.


???? Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.