Economia

Empresa chinesa amplia controle e assume fábrica da Ford na Bahia

A empresa chinesa de automóveis BYD anunciou nesta terça-feira (4) que irá estabelecer três plantas industriais em Camaçari, região metropolitana de Salvador, na Bahia.

Segundo a companhia, o investimento será em torno de R$ 3 bilhões e poderá gerar até 5 mil empregos. A BYD é uma das principais fabricantes de veículos elétricos e sua importância no cenário global tem aumentado ano após ano.

Na Bahia, a empresa planeja produzir carros híbridos e elétricos, bem como chassis de ônibus e caminhões elétricos. O complexo contará com três fábricas para a produção de componentes, linhas de montagem de veículos e processamento de lítio e ferro fosfato.

A companhia afirma que terá capacidade para fabricar até 150 mil veículos por ano. As negociações para a chegada da montadora chinesa ao Brasil tiveram início em 2022, quando foi assinado um protocolo de intenções entre a empresa asiática e o governo baiano.

A BYD ocupará as instalações que antes pertenciam à montadora norte-americana Ford, que encerrou suas operações no país em 2021.