Economia

Lula pretende revogar decretos que reduziram impostos sobre games

Petista prepara 'revogaço' de 20 medidas de Bolsonaro no âmbito do comércio exterior.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende fazer um “revogaço” de decretos e portarias assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na mira do petista estão resoluções sobre armas, diminuição de impostos e tarifas de importação. O governo esquerdista pretende rever ao menos 20 medidas logo nos primeiros meses do ano que vem.

A diminuição de tributos federais para videogames, por exemplo, deve ser revertida. O Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para milhares de itens deverá voltar à alíquota tradicional de mais de 35%.

O entendimento na equipe de Lula é que esse tipo de redução tributária atingiu somente produtos de luxo e foram editados sem critérios técnicos em detrimento de necessidades mais urgentes. Jet skis e veleiros também serão afetados pela decisão.

No setor de games, por exemplo, Bolsonaro reduziu ao menos quatro vezes os impostos federais ao longo de seu mandato, visando incentivar o segmento, que deve movimentar cerca de R$ 1 trilhão em 2023.


???? Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.