Economia

Sob Lula, Real brasileiro supera peso argentino e se torna a pior moeda emergente em 2024

Foto: Marcelo Camargo/ABr

O real superou o peso argentino, tornando-se a moeda mais desvalorizada entre os países emergentes em 2024. Por volta das 16h, o dólar acumulava uma valorização de 10,54% ante o real no ano, em registro da última segunda-feira (17), enquanto a alta frente à moeda argentina foi de 10,48%. No final do dia, a diferença diminuiu e o real fechou praticamente empatado com o peso argentino.

As cinco moedas emergentes mais desvalorizadas em relação ao dólar até as 16h desta segunda-feira foram:

  • Real brasileiro: 10,54%
  • Peso argentino: 10,48%
  • Lira turca: 10,12%
  • Peso mexicano: 8,5%
  • Baht tailandês: 6,95%

Especialistas apontam que a perspectiva de juros mais altos nos Estados Unidos é a principal causa do enfraquecimento do real. Com a expectativa de que o Federal Reserve, o Banco Central americano, mantenha os juros elevados por mais tempo, investidores estão direcionando seus recursos para os EUA, aumentando a valorização do dólar e pressionando as moedas emergentes.

Além da valorização do dólar, a desvalorização do real também é influenciada por fatores internos, como ruídos políticos e preocupações com as contas públicas. Mudanças na meta fiscal e declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão afastando investimentos estrangeiros, contribuindo para a queda do valor da moeda brasileira.