INQUÉRITO SOBRE JAIR BOLSONARO

Perícia aponta que conteúdo de pen drive encontrado em casa de Bolsonaro é irrelevante, diz TV Globo

Dispositivo foi localizado durante operação autorizada por Moraes; apuração da emissora aponta que material não tem relação com a investigação.

Rio de Janeiro (RJ), 29/06/2023 - O ex-presidente Jair Bolsonaro desembarca no aeroporto Santos Dumont e fala sobre o julgamento no TSE que pode torná-lo inegelível.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Polícia Federal concluiu a perícia no pen drive apreendido em um banheiro da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. De acordo com informações do jornalista César Tralli, da TV Globo, fontes ligadas à investigação afirmaram que o conteúdo do dispositivo é considerado irrelevante para os rumos do inquérito.

O pen drive foi encontrado durante operação autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da apuração sobre suposta tentativa de coação ao Judiciário por parte de Bolsonaro e de seu filho Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado pelo PL de São Paulo. Após o recolhimento, o material foi encaminhado ao laboratório da corporação para análise.

Questionado sobre o episódio, Jair Bolsonaro declarou: “Olha, uma pessoa pediu para ir ao banheiro, eu apontei o banheiro, e voltou com um pen drive na mão. Nunca abri um pen drive na minha vida. Eu não tenho nem laptop em casa para mexer com pen drive. A gente fica preocupado com isso”.

Durante a ação, a Polícia Federal também apreendeu US$ 14 mil em espécie, R$ 8 mil e uma cópia impressa de uma ação protocolada nos Estados Unidos pela plataforma de vídeos Rumble contra Alexandre de Moraes, alegando censura. O documento conta com apoio do Trump Media & Technology Group, empresa ligada ao ex-presidente norte-americano Donald Trump.