RETALIAÇÃO

‘Sempre teremos Paris’, ironiza ministro do STF sobre perda de visto americano

Fala ocorre após a revogação dos vistos do ministro Alexandre de Moraes, de seus familiares e de aliados na Corte.

Foto: Divulgação/STF
Foto: Divulgação/STF

Um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) reagiu com ironia à decisão anunciada nesta sexta-feira (18) por Marco Rubio, secretário de Estado do governo Donald Trump, sobre a revogação de vistos americanos de Alexandre de Moraes e outros integrantes da Corte.

Segundo o jornal Valor Econômico, o magistrado — em condição de anonimato — enviou uma imagem com a frase “sempre teremos Paris”, em alusão à célebre fala do filme Casablanca (1942), dirigido por Michael Curtiz. A referência cinematográfica foi interpretada como uma tentativa de desdenhar a gravidade da sanção imposta pelos Estados Unidos.

A medida anunciada por Rubio atinge Moraes, seus familiares e aliados na Suprema Corte. De acordo com o secretário de Estado, a revogação dos vistos ocorre com efeito imediato, como forma de resposta às ações do ministro contra Jair Bolsonaro (PL), que Rubio classificou como parte de uma “caça às bruxas política”.

A decisão do governo americano foi divulgada no mesmo dia em que Moraes determinou que Bolsonaro passasse a usar tornozeleira eletrônica, além de cumprir recolhimento domiciliar noturno e aos fins de semana. O ex-presidente também está proibido de utilizar redes sociais, se comunicar com investigados e se aproximar de embaixadas ou diplomatas estrangeiros.

Rubio justificou a sanção com base na violação de liberdades protegidas pela Constituição dos Estados Unidos. O governo Trump, segundo ele, pretende aplicar medidas contra autoridades estrangeiras envolvidas em censura e perseguição política, podendo incluir outras sanções no futuro.