ver tudo
Menu Judiciário
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Traficante preso com 86 quilos de droga ganha liberdade após juíza mandar prender

Há ausência de elementos do caso concreto, diz decisão que autorizou soltura do criminoso.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O desembargador Ricardo Roesler, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), concedeu liberdade a um traficante detido com 86 quilos de drogas. A decisão, emitida em 8 de janeiro, baseou-se na argumentação de que a prática do tráfico não justifica a prisão preventiva, sendo necessárias razões concretas para tal medida.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O traficante foi inicialmente detido em flagrante com maconha e haxixe, e a prisão foi convertida para preventiva pela juíza Cleusa Maria Cardoso, da 1ª Vara Criminal de Florianópolis, durante audiência de custódia em 4 de janeiro.

A magistrada fundamentou a decisão na garantia da ordem pública, mencionando a quantidade expressiva de drogas apreendidas, além de itens como balança de precisão, caderno de anotações, facas de corte, máquina de vácuo para prensa, embalagens e 25 munições de pistola calibre 9 milímetros.

Alegando a importância do combate firme a práticas criminosas, a juíza alertou que a soltura do investigado poderia gerar a falsa noção de impunidade, estimulando condutas similares e contribuindo para a intranquilidade social causada por crimes dessa natureza.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

Contudo, o desembargador Roesler contestou a fundamentação da prisão, alegando a falta de elementos do caso concreto. Ele invocou jurisprudência de Tribunais Superiores que frequentemente liberam traficantes quando os fundamentos da prisão não são considerados válidos, ressaltando que o argumento da periculosidade do acusado não justifica automaticamente a prisão, pois esta tem natureza cautelar e não punitiva.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Judiciário Andrei diz que Moraes usou inquérito das fake news para pedir envio de relatório contra Mendonça
  2. Judiciário Fachin dá 24 horas para Mendonça remover sigilo de provas do caso Master
  3. Judiciário Moraes agora cobra garantias processuais que tantas vezes atropelou no STF
  4. Judiciário Prestes a ser julgado, Moraes volta a criticar André Mendonça