Política

Às vésperas da diplomação de Lula, Ibovespa cai a 104,5 mil pontos; dólar dispara

Mercado repercute composição dos nomes que devem formar a gestão do líder petista em 2023.

O Ibovespa —principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3— opera em queda nesta segunda-feira (12), dia da diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em menos de uma hora de pregão, o índice já perdia mais de 3.000 pontos, saindo do nível dos 107.500 pontos para 104.500 pontos, na mínima, com recuo superior a 2,38%.

Especulações de que o ex-ministro e atual coordenador do governo de transição, Aloizio Mercadante (PT), pode presidir o BNDES ou a Petrobras em 2023 aumentaram as tensões na B3.

Além disso, as ações da estatal e do Banco do Brasil desabam, bem como as da Eletrobras. O mercado reage com temor em torno de uma eventual revogação das leis das estatais.

O dólar comercial, por sua vez, avançava em alta de 1,76% e cotado a R$ 5,338 às 11h55.

A diplomação do futuro ocupante do Palácio do Planalto ocorre na tarde desta segunda, em Brasília (DF), na sede do TSE, e a solenidade deve durar cerca de uma hora e meia.


???? Sabia que você pode se manter informado e receber atualizações em tempo real sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Esta informação, assim como todos os conteúdos do Conexão Política, são publicados primeiro no nosso Aplicativo de notícias, disponível para Android e iOS. Procure “Conexão Política” na sua loja de aplicativos e baixe-o agora mesmo em seu celular. É 100% gratuito! Ou, se preferir, clique aqui.