O tópico ‘Defenda o Brasil do PT’ alcançou o topo dos assuntos mais comentados do Brasil na rede social X/Twitter na manhã deste sábado (12), com mais de 1 milhão de menções. A mobilização digital é uma reação direta à campanha oficial lançada pelo governo federal e pelo Partido dos Trabalhadores.
A movimentação começou ainda na sexta-feira (11), quando a hashtag superou a marca de 255 mil publicações, ultrapassando a campanha institucional promovida por núcleos de esquerda com o slogan “Defenda o Brasil”. A ação governista, que utiliza as cores da bandeira brasileira, menciona nomes como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em tom crítico.
Em resposta, opositores passaram a usar o termo “Defenda o Brasil do PT” para rebater a narrativa petista, acusando o governo de promover perseguições políticas, falhas diplomáticas e desinformação sobre os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
A campanha oficial do PT convoca militantes a compartilhar conteúdos com ataques a adversários políticos, classificando-os como “traidores da pátria” e “falsos patriotas”. A estratégia, no entanto, rapidamente acabou ofuscada pela contraposição nas redes, com ampla adesão de perfis críticos.
A disputa de narrativas ocorre em meio à escalada de tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, após o anúncio do presidente americano Donald Trump, que vinculou as novas tarifas de 50% ao tratamento jurídico dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro e às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).