O empresário Elon Musk anunciou neste sábado (5) a criação de um novo partido político nos Estados Unidos, o Partido América (America Party). A iniciativa surgiu um dia após o próprio Musk realizar uma enquete em seu perfil na rede social X/Twitter, na qual dois terços dos participantes disseram apoiar a fundação de uma nova legenda.
“Por um fator de 2 para 1, vocês querem um novo partido político e deverão ganhá-lo! Quando se trata de falir nosso país com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, e não uma democracia. Hoje, o Partido América é formado para devolver a sua liberdade”, escreveu o bilionário em sua conta oficial.
Musk não divulgou detalhes sobre o funcionamento do novo partido, nem diretrizes, estatuto ou nomes de outros membros. A promessa, no entanto, é de que o Partido América lance candidatos já nas eleições legislativas de meio de mandato (midterms), previstas para 2026.
Com a entrada da nova sigla, o pleito norte-americano — historicamente dominado por dois grandes partidos, o Democrata e o Republicano — poderá ver a emergência de uma alternativa fora do eixo tradicional, com aplicações de recursos financeiros que tendem a dar vitalidade concreta a uma terceira via.
A relação entre Musk e o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), passou por aproximações e distanciamentos nos últimos anos. Em declarações recentes, ambos disseram ter retomado a amizade, com trocas de elogios entre eles.