Política

Print revela filho de Lula xingando Janja em mensagem no WhatsApp: 'p*ta oportunista'

Em uma mensagem no WhatsApp, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho de Lula, insultou a primeira-dama Janja, chamando-a de “p*ta” e “oportunista”. A coluna de Paulo Cappelli revelou o diálogo entre Luís Cláudio e sua então esposa, a médica Natália Schincariol. A conversa faz parte de uma investigação sobre violência doméstica envolvendo o filho caçula do presidente.

Na manhã de 15 de setembro de 2023, às 10h05, Natália perguntou: “O que vai fazer hoje?”. Luís Cláudio respondeu quatro minutos depois: “Tô indo tomar café. Mais tarde assino um termo de compromisso com aquela empresa que te mostrei. Final da tarde vou ver meu pai”.

Natália respondeu: “Que chique. Queria um café preto”.

Às 10h13, o empresário complementa sobre o encontro que teria com Lula, lamentando a presença da madrasta, a socióloga Rosângela Lula da Silva: “A p*ta vai estar junto”, diz, demonstrando desprezo. Veja, abaixo, as mensagens trocadas no aplicativo.

Mais adiante, na mesma conversa com Natália Schincariol, Luís Cláudio chama Janja de “oportunista”.

Naquela sexta-feira, Janja viajou com Lula para Cuba, acompanhando-o em uma agenda oficial. Registros do Planalto indicam que o casal embarcou às 12h, na base aérea de Brasília, e chegou ao Aeroporto Internacional José Marti, em Havana, no final da tarde, às 18h20.

Luís Cláudio também estava em Cuba na ocasião. No país, o empresário de 39 anos se reuniu com o pai e, ao lado dele, posou para a foto que ilustra esta reportagem. O momento de confraternização foi registrado pelo fotógrafo oficial da Presidência da República, Ricardo Stuckert.

Print revela filho de Lula xingando Janja em mensagem no WhatsApp; veja
Reprodução

Em Havana, Lula participou do G77, principal grupo de países em desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU). O foco do presidente brasileiro, que abriu os discursos da cúpula, foi estreitar laços diplomáticos com a China.

Uma tarefa bem mais difícil seria estreitar a relação entre Luís Cláudio e Janja. Segundo interlocutores de ambos, o diálogo entre eles se limita ao essencial. Nas redes sociais, o enteado não posta fotos com a madrasta, e a primeira-dama tampouco aparece com o empresário.

Piada

Em 2010, Luís Cláudio Lula da Silva se envolveu em uma controvérsia ao fazer uma piada de cunho homofóbico. Referindo-se a um jogo entre São Paulo e Monterrey, do México, pela Copa Libertadores, ele postou: “Olha, contaram uma piada para mim… eu não achei graça, mas vou passar: Amanhã tem Monterrey contra um monte de gay… que pecado rsrs”.

Após receber críticas, o empresário apagou o post e se explicou: “Não entendi a ira de alguns comigo.. não fui eu que fiz a piada… eu nem entendi ela.. por isso contei aqui. Boa.. fiz uma piada.. quero pedir desculpas a quem não aceitou”.

Procurados, Luís Cláudio e Natália Schincariol não responderam. A coluna também tentou contato com Janja através de sua antiga assessoria de imprensa, mas foi informada de que a primeira-dama não utiliza mais o serviço individual.

Maria da Penha

Após a médica Natália Schincariol denunciar Luís Cláudio por agressões físicas e psicológicas em abril, Lula e Janja evitaram comentar o caso publicamente. No entanto, uma declaração do presidente nesta terça-feira (16/7) repercutiu na mídia.

Lula disse: “Fiquei sabendo, Haddad, que tem pesquisa que mostra que depois do jogo de futebol aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corinthiano, tudo bem. Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente”.

Nas redes sociais, internautas interpretaram a fala de Lula como um aval a Luís Cláudio, corinthiano, para cometer violência doméstica. Em uma reunião no dia seguinte, Lula reclamou do destaque dado pela imprensa ao assunto:

“Muitas vezes você está vendo o telejornal, e o que predomina no telejornal não é a notícia completa. É uma frase da notícia, tirada de contexto, que, de preferência, se puder fazer intriga, melhor”, disse ele no encontro com parlamentares e ministros.