O vídeo em que o youtuber Wilker Leão chama o presidente Jair Bolsonaro (PL) de “tchutchuca do centrão” nesta quinta-feira (18) é o assunto político mais comentado nas redes sociais.
A expressão chegou à seção de Trending Topics do Twitter Brasil e já acumula cerca de 170 mil menções. Opositores do mandatário, especialmente ligados à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aproveitaram a onda para provocar o chefe do Executivo federal.
O episódio aconteceu mais cedo na saída do Palácio da Alvorada, próximo ao famoso cercadinho onde ficam os apoiadores do governo federal que afagam o presidente.
O youtuber provocou Bolsonaro, acusando-o de ter se rendido ao centrão, com direito a xingamentos, motivo pelo qual se criou uma pequena confusão com os guarda-costas do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Enquanto falava, o homem chegou a ser empurrado e caiu.
Apesar disso, em vídeos publicados na internet, é possível ver que o chefe do Executivo federal convida o homem para conversar, depois que o momento de tensão acaba, e responde aos questionamentos do youtuber por cerca de 5 minutos.
O ato acabou se tornando munição para representantes de esquerda, pois joga luz sobre a relação que o presidente escolheu com representantes da velha política como Valdemar Costa Neto e Ciro Nogueira, ligados a grupos que Bolsonaro jurou combater em 2018.