A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), elogiou neste sábado (4) a postura “rigorosa” do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após os atos de 8 de janeiro.

Segundo a ex-senadora, “o Supremo Tribunal Federal, na figura de Alexandre de Moraes, tem sido rigoroso na tramitação do processo e na punição desses que são chamados no Brasil de golpistas”.

A fala de Tebet foi proferida durante uma conferência do grupo Lide em Lisboa, capital portuguesa. A participação da ministra se deu por videoconferência.

Após comentar sobre os danos ao patrimônio público e a depredação às sedes dos Três Poderes, citando o relógio levado ao Brasil por Dom João VI, Simone Tebet disse que “a democracia venceu”.

“A democracia não é só feita de tijolos e cimento. É feita de alma e a alma do povo brasileiro é democrática. A democracia venceu e se fortaleceu ainda mais”, declarou ela.

A ex-congressista também avaliou que “o processo eleitoral trouxe de volta ao Brasil um democrata e, antes vivendo a barbárie, hoje nós vivemos na mais absoluta e plena democracia”, em uma crítica indireta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e exaltação a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Tebet finalizou dizendo que “poucas vezes tivemos a grata alegria e satisfação vistas no dia 1º de janeiro deste ano”, em referência à posse presidencial. “Multidão nas ruas proclamando com alegria o direito de viver e o direito à liberdade”, completou.