O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (21) que os diálogos entre o Brasil e os Estados Unidos a respeito da taxação de 50% imposta pelo presidente norte-americano Donald Trump “estão caminhando”.
“Estamos em conversa com o governo americano pelos canais institucionais e de forma reservada. As conversas estão caminhando”, declarou.
A fala foi dada após uma série de encontros do comitê interministerial criado pelo governo federal para coordenar a reação brasileira diante da medida adotada pela Casa Branca. Quando questionado sobre quem estaria liderando essas tratativas diplomáticas com os americanos, o vice-presidente preferiu não revelar nomes.
O comitê está em sua segunda semana de trabalho, tendo iniciado na terça-feira (15) uma rodada de reuniões com representantes do setor produtivo nacional. De acordo com fontes ouvidas pela imprensa, já foi estruturado um plano de contingência que contempla alternativas tanto no plano interno quanto na frente internacional, caso não haja avanços até 1º de agosto — data prevista para o início da aplicação das novas tarifas.
Apesar de já terem sido desenhadas, as ações propostas pelo comitê ainda dependem da aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpre agenda oficial no Chile. A implementação dessas medidas, no entanto, será condicionada ao cenário nos próximos dias, especialmente se não houver recuo por parte do governo Trump em relação à taxação dos produtos brasileiros.