ver tudo
Menu Judiciário
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

STF pode discutir validade de impeachment contra seus próprios ministros, diz Gilmar

Decano afirma que discussão ocorreria apenas se um procedimento do tipo fosse oficialmente aberto pelo Senado.

PUBLICIDADE
Adicione o Conexão Política como sua fonte preferidaAdicione o Conexão como fonte preferida

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira (14) que a Corte poderá avaliar a legalidade de um eventual processo de impeachment contra seus ministros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o decano, o STF teria que analisar a compatibilidade desse tipo de processo com a Constituição de 1988, uma vez que a lei que regulamenta o impeachment é de 1950, o que poderia levar à sua inconstitucionalidade.

“Se vier por acaso a tramitar um processo contra um ministro, certamente haveria discussão se essa lei foi recepcionada, uma lei que foi feita sob a Constituição de 1946, se ela foi recepcionada pela Constituição de 1988…”, explicou Gilmar Mendes em entrevista à CNN.

Apesar disso, o ministro afirmou estar tranquilo, sem acreditar que um impeachment de ministros seja provável. Para ele, nenhum membro do STF, incluindo Alexandre de Moraes, cometeu qualquer ato que justificasse uma medida tão drástica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Receba notícias do Conexão Política no seu WhatsAppReceba notícias do Conexão no WhatsApp

“Não há nenhuma falta cometida pelo ministro Alexandre de Moraes ou qualquer outro ministro, que justifique um impeachment, ou sequer a abertura de procedimento de impeachment no Senado”, destacou.

A possibilidade de impeachment de ministros do STF voltou ao debate após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovar, na semana passada, propostas que ampliam as definições de crimes de responsabilidade e restringem os poderes dos ministros.

Nos bastidores, a preocupação maior do STF está nas eleições de 2026. Com a renovação de dois terços do Senado, caso candidatos alinhados à direita sejam eleitos, a abertura de processos de impeachment contra Moraes ou outros ministros pode se tornar uma realidade.

Mais do Conexão

Veja mais

Mais lidas

  1. Judiciário Mendonça quebra sigilo integral do caso Master após ordem de Fachin
  2. Judiciário Fachin decide retirar Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito das fake news
  3. Judiciário Fachin intervém na crise do STF, suspende decisões sobre PF e leva caso de Moraes e Vorcaro ao plenário
  4. Judiciário Planalto articulou com Dino pelas costas de Fachin para devolver Andrei à PF