NA MIRA

Conselho de Medicina de Pernambuco investigará médico acusado de saudar assassino de Charlie Kirk

Órgão regional instaurou sindicância após denúncia feita por Thiago Medina Nikolas Ferreira contra um neurocirurgião.

Foto: Divulgação/FBI
Foto: Divulgação/FBI

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informou, nesta sexta-feira (12), que recebeu uma denúncia contra um médico do estado após repercussão nas redes sociais. Sem citar o nome do profissional, o órgão confirmou a instauração de uma sindicância para apurar o caso, conforme previsto no Código de Processo Ético-Profissional, estabelecido pela Resolução CFM nº 2.306/2022.

A investigação foi motivada por uma denúncia feita pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) contra o neurocirurgião Ricardo Barbosa, que atua em hospitais do Recife vinculados à Rede D’Or e à Unimed.

A polêmica teve início após Barbosa supostamente comentar, em seu perfil nas redes sociais, a notícia do assassinato do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, elogiando a ação do atirador. A publicação provocou indignação e denúncias contra o profissional, que foi acusado de conduta antiética e incitação à violência.

O Cremepe não informou prazo para a conclusão da sindicância, mas disse que seguirá os trâmites legais e que o caso será analisado conforme os princípios éticos que regem o exercício da medicina no Brasil.