
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (6) que mantém uma relação amistosa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração ocorreu durante o lançamento de ações do programa Novo PAC Saúde, na Bahia, iniciativa do governo federal voltada ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Eu agora sou amigo do Trump. Ele toda hora fala que tivemos uma química e foi amor a primeira vista. Sabe porque, gente? Porque ninguém respeita quem não se respeita”, disse Lula ao comentar a relação com o presidente norte-americano.
A fala remete ao primeiro encontro entre os dois presidentes, ocorrido em setembro do ano passado. Na ocasião, Trump declarou publicamente que a conversa foi positiva, mesmo tendo sido breve, em meio às tensões geradas pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
“Nós não tivemos muito tempo para falar aqui, foram tipo, 20 segundos, conversamos, tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na semana que vem, se for do seu interesse. Ele parecia um homem muito legal, na verdade, ele gostava de mim, eu gostava dele. E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto.”, afirmou Trump à época.
Novo encontro previsto
Lula confirmou que uma nova reunião entre os dois presidentes está sendo articulada para março. Em entrevista concedida nesta quinta-feira (5), o petista afirmou que trabalha para viabilizar um encontro direto com Trump nas próximas semanas.
“Eu estou marcando, possivelmente na primeira semana de março, para ter uma conversa olho no olho com o presidente Trump”, declarou Lula.