Foto: Valter Campanato/ABr
Foto: Valter Campanato/ABr

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou na quarta-feira (22) mais duas mortes por intoxicação por metanol, elevando para três o total de óbitos no Estado. Uma das vítimas era uma paciente que já tinha o diagnóstico confirmado e permanecia internada. O outro caso é de um homem que foi identificado na terça-feira (21) e morreu no dia seguinte.

Com os novos registros, o número de mortes no Brasil por ingestão de bebida alcoólica contaminada com metanol subiu para 12. Até a quarta-feira (22), os dados do Ministério da Saúde ainda contabilizavam 10 mortes, sendo sete em São Paulo, duas em Pernambuco e uma no Paraná.

Perfil das vítimas

As vítimas mais recentes no Paraná incluem uma mulher de 41 anos, de Curitiba, internada em estado grave desde o dia 11 de outubro, e um homem de 43 anos, morador de Almirante Tamandaré, que deu entrada em um hospital de Curitiba na segunda-feira (20).

De acordo com o Ministério da Saúde, já foram confirmados 53 casos de intoxicação por metanol no país. Há mais de 110 notificações de possível contaminação em investigação.

São Paulo lidera os registros

O Estado de São Paulo concentra o maior número de casos confirmados: são 42, com outros 18 em análise. Além do Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso também registraram casos de intoxicação após o consumo de bebidas adulteradas.