Política

Confiante na vitória de Lula, PT reserva Avenida Paulista para 'festa' no domingo

Caso não vença no 1º turno, petista fará apenas um pronunciamento para motivar sua militância.

O Partido dos Trabalhadores (PT) conseguiu um aval do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para reservar a Avenida Paulista, em São Paulo (SP), para uma festa de comemoração caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença o pleito em primeiro turno neste domingo (2).

O petista votará pela manhã em São Bernardo do Campo (SP). Em seguida, deve acompanhar sua mulher, Rosângela Silva, até sua zona eleitoral na capital paulista. A expectativa é que ambos voltem para casa e fiquem por lá até o meio-dia. Depois, irão para o hotel Novotel Jaraguá, no centro, onde acompanharão a apuração dos votos.

Caso saia vencedor neste domingo, a fala de Lula será de comemoração. Em caso de segundo turno, marcado para 30 de outubro, ele motivará sua militância a continuar na campanha.

Na decisão, o juiz Randolfo Ferraz de Campos levou em consideração o fato de que o último ato na Paulista foi dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), em 7 de Setembro. Por isso, dessa vez, quem obteve a permissão foi o PT.

“Na esteira das decisões dadas neste processo, quem realmente pode ocupar a Avenida Paulista, mesmo à luz do rodízio determinado, são os movimentos e partidos de oposição, e não os de situação, pois, repita-se agora transcrevendo-se a manifestação do Ministério Público do Estado de São Paulo, ‘não se pode olvidar, conforme amplamente divulgado pela imprensa, que a última manifestação ocorrida na Avenida Paulista, no dia 07 de setembro deste ano, foi realizada por movimentos de situação, apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro'”, escreveu o magistrado.