OLHOS EM 2026

Tarcísio visita Bolsonaro em prisão domiciliar e descarta candidatura presidencial

Governador de São Paulo volta a externar intenção de disputar a reeleição no Estado e alega que ex-presidente passa por momento difícil.

Brasília (DF) 09/03/2023 O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fala com a imprensa após reunião no Palácio do Planalto
Foto: Marcelo Camargo/ABr

 O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), esteve nesta segunda-feira (29) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar em Brasília. A visita ocorreu no condomínio onde o ex-chefe do Executivo reside, entre 13h38 e 16h19, totalizando 2 horas e 41 minutos.

Ao deixar o local, Tarcísio afirmou que não pretende disputar a Presidência da República em 2026 e que seu objetivo é buscar a reeleição ao governo paulista. “Hoje, eu sou candidato à reeleição em São Paulo, como eu tenho dito. Está claro. E não vim discutir isso hoje [com Bolsonaro]. O que vim fazer aqui é uma visita de cortesia. Vim visitar um amigo, uma pessoa que para mim é muito importante”, declarou.

Segundo o governador, a viagem a Brasília teve como objetivo informar Bolsonaro sobre sua decisão de permanecer em São Paulo. Em mensagens enviadas a interlocutores na semana anterior, Tarcísio já havia apontado que disputar um segundo mandato no Palácio dos Bandeirantes seria o “caminho mais apropriado”.

Tarcísio relatou ainda que encontrou o ex-presidente emocionado. “O presidente está passando por um momento difícil e é nesse momento difícil que os amigos têm que aparecer. Tem que dar a mão, tem que prestar solidariedade. É muito triste ver o presidente na situação que ele está, conversando e ele soluçando o tempo todo”, disse.